Descrições das Oficinas, Minicursos e Rodas de Diálogos da Semana do Calouro

Oficinas

1 – A magia da luz: no contorno da imaginação – Roberta Aragão Machado (PP 2011) e Ana Lidia Marreiros Tavares Vieira (PP 2012)

A fotografia é um dos temas que logo enchem os olhos de todo amante da comunicação, e da imagem. Nessa oficina, as meninas vão mostrar os princípios básicos do processo de fotografia, que quer dizer “a escrita da luz”. Além de todas as informações básicas para se utilizar uma câmera (digital ou analógica), aqui tu ainda vais aprender a utilizar essas técnicas em campanhas e conteúdos jornalísticos.

Produto final: Galeria de fotos

2 – Criação freestyle: publicidade além do mouse – Diego Dalmaso (ex aluno de PP da UFPA, Diretor de Arte Júnior do Estúdio Ovelha Negra)

Essa oficina do Diego tem o objetivo de produzir publicidade e design gráfico fora dos padrões do mercado publicitário atual, para que o calouro já ingresse  na faculdade abrindo a mente para variadas formas de trabalhar com criação. E ideia é estimular a mente pra não seguir à risca os modelos de trabalho que são proposto nos dias de hoje. Os calouros vãos ser iniciados em todo esse mundo da criação com produções visuais simples e divertidas.

Produto final: Peças publicitárias e/ou design gráfico que atendam a um briefing específico usando métodos analógicos de criação.

3 – Produção de pauta: Como começar uma boa reportagem – George Luiz Miranda da Silva e Jobson Murilo Barbosa Marinho (Jornal 2012, os dois)

A pauta orienta o percurso da reportagem e é a base da produção jornalística. Por conta disso, a oficina vai conversar sobre os principais elementos que compõem uma boa pauta. Além disso, após a discussão e abordagem dos principais elementos da pauta, a proposta é que os participantes da oficina produzam uma pauta (cada um deles).

Produto final: Boas e lindas pautas que serão impressas.

4 – Illustrator feat. Photoshop: os primeiros passos para a ilustração digital – Elzo Newton Souza Correa e Maxleno Brito da Costa Junior

A ideia dessa oficina criativa e colorida é apresentar aos calouros como a ilustração está inserida no mundo publicitário, a importância dela desde o começo da história da publicidade. Os calouros também vão aprender algumas técnicas básicas para começar a praticar a ilustração.

Produto final: Um cartaz, produzido por todos, com uma tema que será escolhido após discussão.

5 – Fanzines, zines e revistas independentes – Karina Ailyn Raiol Barbosa (Jornal 2012)

Essa oficina vai discutir com os calouros sobre as revistas independes (e de baixo custo), chamadas de fanzines. A Karina vai apresentar as características dessas revistas, a origem e os diferentes gêneros que ela pode tomar.

Produto final: Cada calouro vai poder produzir o seu próprio fanzine.

 6 – Produção audiovisual e o roteiro como base  – Dienes Maciel e Layze Machado (PP 2011, as duas)

O calouro que escolher essa oficina vai apreender conhecimentos sobre o cenário audiovisual, no mercado local e nacional. Como produzir vídeos de diferentes gêneros e formatos a partir das percepções do público. Depois, a ideia é mostrar qual a importância do roteiro na produção de um bom vídeo.

Produto final: Roteiros de até 2 minutos baseados em um tema.

 7 – Como produzir conteúdo de sucesso na web – Caio Vieira (PP 2013) e Gustavo Aguiar (Jornal 2011)

Essa oficina é pro calouro ligado nos paraneuês das intewebs (ou não). Aqui, ele vai aprender a produzir conteúdo relevante e de sucesso na internet. Vamos entender o público que está presente e ativo nesse espaço e saber produzir conteúdo para essas pessoas, seja para um empresa, blog pessoal ou canal de informação. Ou seja, nada de segmentação a uma habilitação, todo mundo é convidado. Os viciados em redes sociais serão bem vindos.

Produto final: Um blog e uma página no facebook sobre um tema escolhido durante a oficina.

8 – Fazendo a realidade dançar: introdução ao jornalismo literário – Uriel Nascimento Santos Pinho (Jornal 2009)

O objetivo da oficina do Uriel é discutir como a literatura pode enriquecer o texto jornalístico. A parte expositiva fala das diferenças que o movimento do “novo jornalismo” – ou jornalismo literário – trouxe para a produção de informações e de notícias, desde a década de 1960. A partir disso, aqui a gente vai perceber como essas características literárias estão presentes no trabalho de jornalistas paraenses, brasileiros e estrangeiros. Depois que todo mundo estiver craque, os calouros vão produzir reportagens com esse estilo do novo jornalismo.

Produtor final: Textos de jornalismo literário que são produzidos sobre a semana do calouro.

9 – BÔNUS – Grafiti – Faculdade de Comunicação (Com a participação da Professora Brenda Taketa)

Essa foi a proposta que a Direção da Facom fez à C.O. da Semana do Calouro, e a gente tem certeza que vocês vão adorar. O que vocês acham de dar a cara que vocês sempre quiseram para a FACOM? Isso mesmo, os calouros e veteranos que se inscreverem nesta oficina vão aprender a grafitar, e o produto dela serão os desenhos nas paredes da faculdade. Muita moral e uma ótima oportunidade. Essa oficina ainda está em construção, mas até segunda, a gente disponibiliza mais informações sobre ela.

Produto Final: Uma Facom com a nossa cara.

Minicursos

1 – Jornalismo Cultural: Viagens em um universo sensível – Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio (Formado em Jornal pela UFPA)

É comum que os calouros escolheram fazer jornalismo sejam apaixonados por uma revista, um caderno ou um site de produção de notícias e informações culturais (sdds BRAVO!). Se tu és um desses, nessa oficina tu vais entender melhor como que é feito o Jornalismo Cultural aqui no Pará e no Brasil. Este tema vai ser discutido e os calouros vão aprender a produzir esse tipo de informação jornalística e saber enfrentar as dificuldades que o jornalismo cultural, e o profissional, enfrentam atualmente.

2 – Planejamento de Campanha Publicitária, Level 1. O passo-a-passo de uma análise de mercadológica – Leônidas Dias da Silva (PP 2012)

Neste oficina, o calouro vai aprender os principais aspectos para desenvolvimento de um bom Planejamento de Campanha Publicitária, com enfoque no Marketing, mostrando a importância que a pesquisa tem sobre o mercado para uma campanha. Algumas regras básicas do marketing também serão apresentadas, como a análise dos 4 P’s e construção da Análise SWOT. Para os que quiserem entrar no primeiro semestre com o pé direito, as informações aqui mostradas vão ajudar os alunos no Laboratório de Introdução ao Marketing.

 3 – Imprensa em Belém: um breve percurso – Camille Nascimento da Silva (Formada em Jornalismo pela UFPA) e Jessé Andrade Santa Brígida (Jornal 2011)

Essa oficina vai promover uma passeio pela história dos jornais em Belém, desde o século XIX, até hoje. Vai mostrar os contextos políticos e econômicos de cada época visando desenvolver o interesse dos participantes por essa área da pesquisa de Comunicação que ainda necessita de estudos tanto no âmbito nacional quanto regional.

4 – Construindo marcas no Facebook – Luana Couto (Estúdio Ovelha Negra)

Pros calouros de publicidade, e jornal também, esse minicurso vai dar umas dicas de produção de conteúdo e de monitoramento de redes sociais, enxergando o Facebook como uma ferramenta que, para além do uso pessoal, tem um grande potencial para os negócios.

5 – O fantástico mundo da Criatividade: 10 valiosas dicas para um pensar e um fazer criativo – Maycom Carvalho da Silva (PP 2012)

Esse minicurso visa a apresentação de dicas sobre criatividade para as duas habilitações da faculdade de Comunicação da UFPA. Os calouros vão pegar dicas que podem ser muito importantes em momentos de bloqueio criativo, como na hora de se iniciar um novo projeto. Os conselhos vão ajudar o calouro na faculdade, e depois no mercado de trabalho ou em qualquer outra função que ele desempenhe, onde se faça necessária o uso da criatividade.

6 – Introdução ao Jornalismo: práticas e gêneros – Pedro Fernandes dos Santos (Jornal 2011)

O objetivo do minicurso é de apresentar um panorama geral sobre como é feito o jornalismo em diferentes meios de comunicação (impresso, rádio, televisão, internet e assessoria de comunicação e/ou imprensa), as técnicas básicas da profissão (apuração, entrevista, etc.) e, no final, os gêneros jornalísticos (notícia, reportagem, crônica, artigo e outros). A ideia é proporcionar aos novos alunos de Jornalismo o contato com alguns termos e noções que os acompanharão por toda a carreira profissional, seja no mercado de trabalho, seja na faculdade.

7 – Profissão Stalker: coletando dados estratégicos para comunicação – Rayra Janau Costa (Formada em PP pela UNAMA e estudante de Jornal da UFPA, do ano de 2011)

Nesse minicurso, o objetivo é discutir a importância da pesquisa (de mercado, cliente, concorrente etc.) no plano de comunicação de uma empresa ou órgão, e os reflexos dessa pesquisa nas ações desses órgãos. Os calouros também vão aprender a fazer um briefing e um clipping como fontes para a pesquisa, apresentando construção, utilização e importância deles na comunicação integrada. Muito importante para aqueles calouros que têm interesses em desenvolver projetos de comunicação durante o curso, como também no trabalho de gestão de marca, para os publicitários.

8 – Construção Estética da Imagem – Victória Ester Tavares da Costa e Yasmin Pires Ferreira (Formadas em PP pela UNAMA e estudantes de Cinema e Audiovisual da UFPA, do 3º ano

Porque a Semana do Calouro também é integração! O objetivo do minicurso da Vitória e da Yasmin é fazer apresentar o processo de construção da imagem a partir da história, da estética e de algumas técnicas. O calouro que se inscrever vai sacar sobre direção de fotografia e direção de arte na fotografia e no vídeo, aprendendo sobre planos, iluminação, paleta de cores, textura, disposição de elementos visuais que compõe o quadro, formas, entre outros.

Rodas de Diálogo

1 – Manifestações populares: o que o estudante de comunicação tem a ver com isso? – Raphael Castro, Taymã Carneiro, Karina Aylin (Jornal 2012, com participação da Professora Brenda Taketa)

Fomentar uma discussão a respeito das movimentações populares (o Movimento Estudantil, Passe Livre, o Rolezinho e a questão da Copa 2014) e o papel do comunicólogo frente a essas questões sociais.

2 – Moda e Comunicação: uma periferia e suas marcas – Marcio Monteiro Dias e Layze Machado da Silva, de PP 2011, e Jessé Andrade Santa Brígida, de Jornal 2011

Discutir sob um olhar do campo da comunicação a forma de como a periferia se comunica através de suas roupas: a influência de grandes marcas e a construção da identidade da população que mora nos bairros periféricos da Região Metropolitana de Belém.

3 – Estágios em Jornalismo – Comissão Organizadora

A gente acha que essa é oficina é bem tal qual necessária na vida de todo calouro de Jornalismo. Aqui a gente vai conversar e discutir sobre as nossas experiências de estágios e responder todas as perguntar de vocês sobre esse tema que a gente tem certeza que tem um espaço na cabecinha de vocês. É organizada pela Comissão Organizadora da Semana do Calouro, e em breve divulgaremos os ministrantes.

4 – Estágios em Publicidade – Comissão Organizadora

Mas tu achas mesmo que a gente ia esquecer da habilitação patrícia (hahahok, já chega) de publicidade? Essa roda segue o mesmo esquema: tirar dúvidas, falar das experiências e dos diversos tipos de estágio que tu podes conseguir, quando começares a estudar por aqui.

Um comentário em “Descrições das Oficinas, Minicursos e Rodas de Diálogos da Semana do Calouro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s