Programação da Semana do Calouro 2017

Olhaaaaa a programação!

18010306_1392736807450841_3570401546783667426_n.jpg

NA SEGUNDA

Na segunda-feira, dia 24 de Abril,  começa a Semana do Calouro 2017 com o credenciamento e mesa de abertura. Nesse primeiro momento, abrimos a semana no auditório do ILC com a presença da Comissão Organizadora da Semana e a Faculdade de Comunicação para as boas vindas aos calouros e calouras de Comunicação Social da UFPA.

Será apresentada a programação do evento além dos avisos gerais do funcionamento e dinâmica durante os 4 dias de semana do calouro. A mesa será composta pelos convidados Aíssa Matos, Luciana Medeiros, Matheus Aguiar, Pérola Souza, Rodrigo Souza, Hélio Afonso, Glauce Monteiro, Marília Melo e Sérgio Ferreira. Ah! É nesse momento de credenciamento que você escolhe as oficinas e minicursos que quer participar. Lembrando que cada calourx tem direito a escolher uma oficina e um minicurso.

Após o credenciamento começa a orientação acadêmica. Professores, técnicos e demais funcionários apresentam o curso em si, desde os parâmetros acadêmicos até a funcionalidade da instituição. Se tiver alguma dúvida na hora, não se acanhe, estamos aqui para respondê-las!

Depois do almoço, preparem-se para a tour. Esse é o momento em que nos separamos em equipes para dar uma volta na Universidade e conhecer alguns projetos de extensão e de pesquisa que fazem parte do campo de comunicação e estarão presentes durante a nossa jornada na universidade.

Às 16 horas começa o Juntando os Cacos, no Bloco F. Nesse espaço, abriremos a roda para a troca de ideias, vivências e histórias. Antigos alunos e alunas do curso relembram momentos que fizeram parte de suas trajetórias pessoais e políticas e compartilham ideias e experiências com esses novos protagonistas dessa história.

Calma que ainda tem mais! Começa o M.D.I. Mas afinal o que é isso? M.D.I. significa Momento de Integração, o qual tiramos esse tempinho para atividades que nos integrem e para que também possamos nos divertir, afinal depois de um dia de movimentação precisamos de #PAS

NA TERÇA

Começando os trabalhos na terça-feira, iniciamos com a mesa sobre o CACO e ENECOS, no auditório do ILC. Esses nomes podem parecer diferentes de primeiro momento mas depois você vai ver que eles vão estar junto a você durante toda sua vida acadêmica (e quiçá, na vida!). CACO é a sigla para Centro Acadêmico de Comunicação Social e ENECOS para Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação. Essas duas entidades são as responsáveis pelo movimento estudantil no país e, além disso, nos fazem repensar, criar e comunicar ideias de âmbito mais político. Afinal, política não significa pensar em nossos representantes. Política está em nossos atos, nossos discursos, política está em tudo.

Às 10 horas, começa o espaço da Muvuca na Cumbuca, a Semana de Comunicação Social da UFPA. Aqui você vai ficar sabendo mais sobre o que é essa semana, como faz para participar e quais os ideias e objetivos de criar uma semana para nós, estudantes de comunicação. Ah, e logo em seguida tem o Muvulounge, momento para interação e integração entre todos nós – calouros e veteranos. Vai ser no nosso saudoso Bloco F.

Voltando do almoço, começam as oficinas. Eu sei que você já está ansiosx pra isso e eu também estou! As oficinas tem dois dias para produção e no terceiro dia o produto final que você irá construir em sala.

Após as oficinas, apresentamos o Manual de Sobrevivência, ou seja, uma roda de conversa entre alunos que será dividida em duas partes, a primeira parte do Manual será uma conversa sobre a atuação dos alunos na faculdade e as mudanças que temos o poder de promover. Para falar sobre isso, convidamos alunos responsáveis pelo boicote ao Enade e responsáveis pela greve de 2013, 2016.

Não esquece que às 18h tem o M.D.I. hein!

NA QUARTA

Na quarta-feira, às 8h30, começamos as séries de mesas da semana do calouro. Elas existem para que possamos pensar a comunicação de forma mais ampla e diversa, do jeitinho que a gente gosta. A primeira mesa é a de Produção de Eventos. Convidamos o coletivo que promove o AFRONTO, festas temáticas que prezam pelo empoderamento e protagonismo negro; o projeto Circular, que trabalha temáticas culturais e contemporâneas da cidade e o Noite Suja, produtora de grande relação e envolvimento com a cultura de Drag Queens, Drag Kings e a comunidade LGBTT.

Às 10 horas começam os minicursos que você escolheu no momento de credenciamento. Os minicursos ocorrem no ILC. Os minicursos são cursos rápidos com temáticas distintas para apreciação e discussão entre os calouros e veteranos. Serão dois dias, sendo 2h na quarta e 2h na quinta pela manhã.

Após o almoço tem o segundo dia de oficina, às 14 horas. É tempo para produzir e criar um produto que vai ser apresentado no último dia de programação.

Às 16 horas, tem a segunda parte do Manual de Sobrevivência, que terá como foco problemas psicológicos causados ou agravados pela pressão da vida acadêmica. Teremos como convidadas duas psicólogas para mediar as discussões sobre como lidar com esses problemas, além de alunos da faculdade que convivem o tema que será tratado. Ambas as mesas acontecerão simultaneamente nos dois dias, para que os calouros tenham a oportunidade de participar das duas.

Só relembrando que 18 horas tem o último M.D.I. É hora de saber quem são os grandes vitoriosos da semana. Fica, vai ser legal! ❤

NA QUINTA

No quarto e último dia de programação, iniciamos com a mesa de mercado de trabalho. Para além de jornalismo e publicidade, convidamos vocês calourxs a pensar no seu futuro como comunicador e em como atuar na sociedade. Contamos com a presença da jornalista Glauce Monteiro, jornalista e doutoranda em Educação pela UFPA; Marília Melo, do ENACTUS.

Às 10 horas tem o segundo dia de minicurso.

Voltando do almoço, temos mais uma mesa, a de comunicação e acessibilidade. Contaremos com a participação de Pérola Souza, Rodrigo Souza e Renato Brito

Encerrando os trabalhos, temos a mostra de resultados das Oficinas. É hora de você caloura e você calouro mostrarem seus lindos produtos finais, elaborados em conjunto com os participantes durante as oficinas.

E, claro, para fechar com chave de ouro, temos A FESTA. Já que estamos falando de histórias, que tal construir novas memórias?

Anúncios

Um comentário em “Programação da Semana do Calouro 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s