Bora votar?

Saiu o edital!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>ATENÇÃO:<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

As votações para a gestão do Centro acadêmico começam amanhã e, quanto a isso, a Comissão Eleitoral gostaria de esclarecer alguns pontos:

O modelo de edital que recebemos diz que podem votar alunos da graduação e da pós-graduação. Bem, falhamos em conferir se essa informação estava correta antes de publicarmos o edital revisado, e um aluno veio até nós para nos lembrar desse detalhe. No entanto, tivemos certa dificuldade em chegar a uma conclusão a respeito do que o estatuto determina de fato, mesmo após o lermos várias e várias vezes. Conversamos com a comissão formada na assembléia do dia 03 de Junho, responsável por revisar o estatuto novamente esse ano, para tentar apressar esse trabalho, porém o tempo era curto demais, e tivemos que dar continuidade ao processo eleitoral sem as correções devidas no estatuto.
Hoje, véspera das votações, achamos importante deixar claro o que o estatuto diz de fato, nossa interpretação dele e a maneira que iremos proceder nesses dois dias. A última versão do estatuto, do dia 17 de Abril de 2015, diz que:

-“Artigo 5º: São sócios do Centro Acadêmico de Comunicação Social – CACO, os/as acadêmicos/as regularmente matriculadas/os no curso de em Comunicação Social da Universidade Federal do Pará – UFPA. ”
-“Artigo 6º: São sócios-membros do Centro Acadêmico de Comunicação Social – CACO, os acadêmicos regularmente matriculados no curso de graduação e pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Pará – UFPA e que fizerem parte da Gestão em exercício.”
-“Parágrafo único: São discentes regularmente matriculadas/os na FACOM todas/os cujos nomes constarem na lista de estudantes da graduação fornecidas no começo de cada semestre pela Faculdade, com número de matrícula e nome correspondentes.”
-“Artigo 36º: Poderão votar todos os estudantes sócios e sócios-membros do Centro Acadêmico de Comunicação Social – CACO.”

Pelo que interpretamos destes artigos, podem votar sócios e sócios-membros do centro acadêmico, porém, de acordo com o parágrafo único, são sócios apenas os discentes regularmente matriculados na GRADUAÇÃO. O Artigo 6º, no entanto, diz que são sócios-membros “os acadêmicos regularmente matriculados no curso de graduação e pós-graduação”, abrindo uma janela para que estudantes de pós-graduação possam montar chapa. O que, de acordo com alunos presentes na assembleia onde se separaram os alunos de pós-graduação e o CACO, também não é mais permitido.
A chapa única inscrita não possui nenhum integrante que faça parte da pós-graduação, mas, se o tivesse, a comissão eleitoral não teria poder para vetar a formação, visto que o estatuto ainda é permissivo quanto a essa questão. Já quanto aos votos, deixamos claro que NÃO VAMOS ACEITAR VOTANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO, visto que essa questão está coibida pelo estatuto, mesmo que de forma imprecisa.
Esperamos ter um processo eleitoral seguro e livre de desordem, e contamos também, assim como toda a comunidade acadêmica da Facom, com os colegas responsáveis pela revisão do estatuto, para que tenhamos uma legislação clara e concisa. E, por fim, esperamos os demais alunos para exercer seu direito de voto, dia 6 de julho (quarta-feira), das 08 às 14h, no Bloco F e no dia 7 de julho (quinta-feira), no mesmo horário, no ILC (lembrando que precisamos de um quorum mínimo de 60 votantes para validar a eleição).

A comissão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s