Olha elaaaaaaaa! A programação da SdC 2016!

Contando os dias para o início da Semana do Calouro 2016, a gente traz para vocês a nossa programação completa. Demorou mas chegou. Então segura a marimba aí e vem saber os detalhes dia por dia do que vai poder acompanhar nas nossas atividades.

ines_brasil_cafc3a9_com_blblc3a1blc3a1

 

calendário da semana-01

Na Quinta-feira, dia 19 de maio, começa a o evento. Para receber os calouros vamos ter a abertura com a presença de alguns membros da Comissão Organizadora para mostrar pra vocês o que há de vir. É o momento onde a organização e a Faculdade de Comunicação dão as boas vindas aos calouros. Será apresentada a programação do evento, além dos avisos gerais do funcionamento e da dinâmica durante os 5 dias úteis da Semana.

Logo após vem a Orientação Acadêmica, onde a diretora da Faculdade, professores e demais funcionários apresentam o curso em si, desde os parâmetros acadêmicos, até a funcionalidade da instituição. Aqui também é o momento para tirar todas as dúvidas que pesam na sua cabecinha de calouro.

À tarde os Calouros participam da primeira parte das atividades dos dias programados pela UFPA.

Pegando emprestado o texto da amiga ASCOM Abrindo a programação, a partir das 14h, no Ginásio de esportes da UFPA, ocorrem apresentações culturais, seguidas pelas boas vindas do Reitor da UFPA e pró-reitores; após, vão ser entregues os prêmios para os primeiros colocados no PS 2016 e será realizado encerramento com programação cultural.

Na Sexta-feira, dia 20, a partir das 8h20, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), será promovido o ciclo de palestras com os temas “Mobilidade Estudantil”, “Programas de Iniciação Científica e Ciência sem Fronteiras”, “Oportunidades de intercâmbio internacional, “Política de Assistência Estudantil” e “Orientações sobre o Portal da Biblioteca”, além de apresentações culturais. Fim do empréstimo de texto. Obrigado, ASCOM UFPA. Você pode Consultar a programação da UFPA detalhada neste link!

Este dia também contará com o Muvulounge, que é o espaço em que a equipe da Semana de Comunicação da UFPA, lindamente conhecida como Muvuca na Cumbuca, desenvolve várias atividades legais com os participantes. Dá uma olhada no link do evento pra saber o que eles vão aprontar! Em seguida, às 15h, vocês saem para o Tour e conhecem os principais locais da Faculdade de Comunicação, Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Assessoria de Comunicação da UFPA, Acadêmica Amazônia, Rádio Web UFPA, Oficina de Criação, Puxirum, Primeiras Linhas, Facom 4.0 e outros pontos que são de grande importância durante todo seu tempo dentro da graduação.

tumblr_mghattggv31s36gvuo1_500

A nossa primeira mesa de conversas, ainda na Sexta, é a “Vozes da Mudança: Comunicação pra quem?” Convidados vão bater um papo para saber para quem é feita a nossa comunicação. Ela representa quem? A mesa busca falar da mulher negra, dos homossexuais, das pessoas portadoras de deficiência na mídia, no mercado de trabalho e dentro das universidades. Queremos questionar de que forma a comunicação abrange as minorias acêntricas, como elas são representadas e como podemos fazer uma comunicação social para essas pessoas. Essa mesa rola a partir das 16h no Auditório do ILC.

Passado o final de semana de intervalo, onde vocês podem sair pra conhecer os amiguinhos de turma lá no Horto, na pizzaria ou no Cinema, voltamos na segunda, 23 de maio, com mais uma mesa. Ela vai apresentar o Centro Acadêmico de Comunicação (CACO) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOS). Qual a função deles dentro da graduação e os perfis de trabalho de cada um dentro do movimento estudantil. Todos já conhecem o auditório do ILC, é só chegar lá a partir das 8h.

E sabem a lista de atividades que conferiram sobre Minicursos e Oficinas? Então, todos os inscritos podem participar. Os Minicursos são cursos rápidos com temáticas distintas para apreciação e discussão entre os calouros e veteranos. Serão dois dias, sendo 2h na segunda e 2h na terça pela manhã. As inscrições serão feitas a partir do dia 19 de maio, durante a Orientação Acadêmica, com 12 vagas em cada Minicurso sendo 8 vagas para calouros e 4 para veteranos. Mesma coisa as oficinas, só que com ações práticas e mostra de produtos. No caso de cada oficina, são 10 vagas. 8 para calouros e 2 para veteranos. Aqui são 6 horas de atividades divididas na segunda e terça pela parte da tarde.

No quarto dia de evento, terça-feira, 24 de maio, acontece a mesa “Congressos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda”. Dois professores trazem os perfis dos principais congressos dentro da área de comunicação, mostrando para vocês as possibilidades de aprendizagem e apresentação de trabalhos construídos ao longo da graduação.

E ainda vão poder acompanhar o FestCom, o Festival de Produção Experimental da Facom-UFPA, que em 2016 está na sua segunda edição, é um evento realizado como etapa local do Expocom (premiação regional e nacional de trabalhos em Comunicação, realizado pela Intercom). Qualquer trabalho realizado na Facom no período letivo de 2015 (e que tenha gerado algum tipo de produto) pode participar em uma das modalidades. Os trabalhos vencedores do FestCom podem concorrer ao Expocom Norte e, vencendo também nessa etapa regional, podem concorrer com trabalhos do Brasil inteiro no Expocom Nacional.

E no último começamos pela manhã com a mesa “Projetos independentes e Inovação na Comunicação”. Momento para discutir o novo mercado de trabalho que está se formando na busca de saídas para a crise que o país está passando. O que antes era considerado “alternativo”, hoje é o principal investimento, particularmente na área da comunicação. Diante deste cenário, com grandes números de demissões em agências de publicidade e redações de jornais, que caminho seguir? Inovação e experimentação podem ser algumas das respostas para essa interrogativa.

Tem ainda Mostra Acadêmica dos alunos de Comunicação, que tem a possibilidade de mostrar os trabalhos feitos durante a graduação. Mostrar o conteúdo adquirido e apresentar as formas de exposição do ensino da Comunicação Social.

E ainda o Resultado das Oficinas, que é onde vocês, sim, vocês mesmo vão ter espaço para mostrar o que foi produzido durante os dois dias de atividades da Semana do Calouro. Exibir com triunfo o fruto do aprendizado com com nossos queridos voluntários palestrantes, que com todo carinho vão reservar um tempo pra nós. Muito amor envolvido.

E claro, não podemos esquecer do M.D.I, os Momentos de Integração. Partes da programação em que trabalhamos dinâmicas de entrosamento entre os calouros. Atividades de lazer para descontrair e fazer a ligação entre os companheiros de curso. O que também é uma das dinâmicas das Rodas de Diálogo, onde podemos conversar abertamente sobre temas atuais e importantes dentro e fora da área de comunicação.

Ufa, hein? Eu cansei e preciso extravasar! E por que não? Por isso temos a FESTA. Sim, F-E-S-T-A. PARTY IN THE U.F.P.A! O tema é bem legal, mas a gente ainda não vai revelar pra dar suspense. Mas relaxa, que vai ter muita música, refrigerante e bolo. Não posso nem ver que já quero.

É isso! Curtiram? Se não, vem e faz ser legal. Se sim, vem também e bora fazendo. Por que Deus disse, faça por onde que eu lhe ajudarei, então vamos fazendo. Né nom?

giphy

Anúncios

Um comentário em “Olha elaaaaaaaa! A programação da SdC 2016!

  1. Olá. Sou caloura de jornalismo e gostaria de saber se já fizeram grupos no wpp entre outros pois estou perdida e não tenho contato ainda com ninguém :/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s