Listão das oficinas e minicursos

As melhores coisas da vida levam tempo para ficar prontas (vide o 25 da Adele). Mas não tema, calouro, aqui está a lista das oficinas e minicursos que tu poderás fazer na Semana do Calouro, a.k.a, a semana mais babado de toda essa UFPA. Confere!

Oficinas e Minicursos-01

OFICINAS

A partir de segunda-feira, 23/05, terça-feira, 24/05, e quarta-feira, 25/05, das 14h as 16h. São 10 vagas para cada oficina, oito para os calouros e 2 para veteranos. Mas pense bem, você só pode fazer 1 destes nos dois dias e pra mostrar resultado na quarta.

1- Um pouco mais pra esquerda: princípios básicos da diagramação de jornais e revistas no InDesign – Lorena Emanuele (Jornalismo 2014) – Local:  Laboratório 1 FACOM

A oficina tem como objetivo mostrar a importância de materiais impressos e digitais como revistas e jornais, e desenvolver um produto gráfico que se encaixe nesse modelo. Além disso,dará uma nova perspectiva sobre a criação de produtos jornalísticos como ferramenta de difusão de informação, tão importante no contexto atual das novas mídias.

2- Tipografia e abertura de letras – Renan Luz (Formado em Publicidade e Propaganda – 2011) – Local: Laboratório do PPGCOM

Introduzir noções de tipografia e de sua importância para a comunicação, além de como construí-­las e aplicação prática das técnicas.

3- A era da fotografia multiplataforma: do Fotojornalismo ao Streetstyle – Luana Tereza Coelho (Jornalismo 2013) – Local: laboratório 2 da FACOM

Discutir sobre as noções iniciais (teoria e prática) de fotografia de moda e fotojornalismo, assim como fazer experimentos de técnicas de composição, iluminação e edição ao fotografar pessoas e cenários urbanos. A oficina é voltada para quem usa câmera e/ou celular.

4 –  Rabiscando Ideias – Introdução à Ilustração – Rafael Cardoso (Publicidade e Propaganda 2014) – Local: laboratório 4 FACOM

A Oficina visa instigar o aluno a pensar a construção de ilustração através dos seus processos criativos e suas possibilidades. Ao final do curso o aluno deverá demonstrar noções de: história da ilustração; comunicação através de imagens; conhecimento sobre ferramentas de pesquisa de referências; processos criativos; noções de composições e narrativas; materiais; e como começar, de fato, a ilustrar. A Oficina visa aliar a teoria e a prática e incentivar o aluno a investir nessa área, tão pouco difundida e mencionada dentro do curso de Comunicação.

5 – Jornalismo Faça-Você- Mesmo: formatos e possibilidades – Juliana Araújo (Jornalismo 2014) e Vitória Mendes (Jornalismo 2013) – Local: laboratório de letras

O primeiro objetivo desta oficina é apresentar conceitos e projetos de jornalismo independente, afim de que os alunos entendam a importância da mídia contra-hegemônica e o quão possível ela é nos dias atuais. O segundo é possibilitar a produção de conteúdo em muitos formatos com equipamentos acessíveis.

6 – Se eu criei essa oficina foi pra criar minhas filhas: a apropriação de memes e outras estratégias de texto criativo para mídias sociais – Ana Laura Quaresma (Publicidade e Propaganda 2013), Ana Luiza Rocha (Publicidade e Propaganda 2014) e Maycom Carvalho (Publicidade e Propaganda 2012) – Local: laboratório 3 FACOM

A proposta tem como objetivo orientar os participantes sobre de que forma os famosos “memes” podem ser utilizados a favor de uma marca, a fim de torná-la atrativa, bem como também de dar outras dicas de como se criar um texto criativo para mídias sociais, fazendo assim com que as marcas se destaquem e conquistem a simpatia e fidelização do seu público consumidor.

7 – Se não for para dar close, nem saio de casa: vivência do universo drag e a desconstrução de gênero

Para ser uma Drag Queen/Queer é preciso mais do que close, é preciso close certo! Close certo é compreender que essa arte é sobre alegria, amor e combate a todos os preconceitos que aprisionam o corpo. Deixe seu corpo falar! Cílios de Nazaré (Monique Malcher) é drag queen, mestranda em antropologia pela Ufpa e pesquisadora queer/ feminista. A oficina busca falar sobre a arte drag queen como ferramenta de expressão para todos os tipos de corpos e como o drag pode empoderar todxs que vivem identidades não normativas. Além de uma breve experimentaçao de maquiagem e dublagem.

MINICURSOS

A partir de segunda-feira, 23/05 e terça-feira, 24/05, das 10h as 12h. São 12 vagas para cada minicurso, sendo 8 para os calouros e 4 para veteranos. Aqui também é lei do “eu quero esse”, pois é apenas 1 por pessoa nos dois dias.

1 – Fundamentos da Fotografia – Victor Carreira (Publicidade e Propaganda 2011) – Local: laboratório 2 FACOM

Estimular o interesse pela fotografia por meio da apresentação de seus fundamentos, técnicas, estéticas e mercado.

2 – A mulher e o cinema de ficção produzido na Amazônia paraense – Raissa Lennon  (Jornalista e mestra em Comunicação, Cultura e Amazônia, pela UFPA, no ano de 2016) – Local: sala 03 FACOM

O objetivo deste minicurso é mostrar as diversas narrativas audiovisuais, sob o ponto de vista da mulher no cinema produzido na Amazônia paraense. Entende-se que a presença da mulher no cinema regional é muito significativa, assumindo personagens relevantes que mostram o cotidiano e a cultura local. Desse modo, apresentaremos aos participantes exemplos de filmes paraenses que colocam a mulher como sujeito principal nas tramas. Obras contemporâneas como “Matinta”; (2010), “Ribeirinhos do Asfalto”; (2011) e “Juliana Contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista” (2012), são alguns exemplos de obras que trazem esse olhar. O minicurso traz resultados da pesquisa de dissertação intitulada “A construção da imagem da mulher no cinema de ficção produzido na Amazônia paraense”, defendida em março de 2016, no mestrado de Comunicação, Cultura e Amazônia.

3 – Neuromarketing: análise do comportamento de consumidores –  Bruno Ribeiro (Mestrando em Neurociências e Comportamento, PPG Neurociências e Comportamento, NTPC) e Tamiris Balieiro  (Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas) – Local:laboratório 3 FACOM

O neuromarketing é a influência mútua que tange três áreas de conhecimento, a neurociência, o marketing e a psicologia. Sendo portanto, o estudo do comportamento do cérebro do consumidor. Pois, ao comprar determinados produtos, certas emoções são despertadas, tais como amor, saudade, felicidade e até mesmo sentimento de status social. O estudo destas diferentes sensações é fundamental para entender como o público alvo se comporta. É baseado nestes princípios que o neuromarketing vem sendo cada vez mais utilizado para atrair consumidores, até mesmo de forma inconsciente, fazendo com que estes nem percebam tal manipulação. Desta forma, estudar o perfil de possíveis comparadores dos produtos é uma importante ferramenta para atrai-los, alavancando assim economicamente certas marcas. Neste sentido, o minicurso busca esclarecer sobre técnicas de neurociências que podem ser utilizadas na análise do comportamento do consumidor.

4- Técnicas e habilidades para produção de pautas – Denise Corrêa (Jornalismo 2014) e Raphael Castro (Jornalismo 2013) – Local: laboratório 1 FACOM

O objetivo é trazer aos calouros a experiência dos estudantes na área de produção de pautas jornalísticas mostrando as técnicas utilizadas, os diferentes formatos de pauta e as maneiras de produzir um material eficaz que cumpra sua função e auxilie o repórter durante a reportagem.

5 – Criatividade e diálogo: da Teologia da Comunicação aos desafios atuais – Laís do Valle (Jornalismo 2012) – Local: sala 4 PPGCOM

A partir da compreensão de Teologia da Comunicação, justificar a criatividade e o diálogo como próprios do ser humano, assim como meios para encarar de forma eficaz os desafios atuais no cenário da comunicação social e, sobretudo, interpessoal, quando reconhecemos ser comunicadores por excelência.

6- Blogs e redes sociais: comunicação online e independente – Deborah Cabral (Jornalismo 2010) – Local: laboratório PPGCOM

Este minicurso abordará a criação e manutenção de blogs na internet, além da potencialização do seu alcance através do uso das redes sociais. Veremos as redes mais usadas no Brasil e como elas apresentam características diferentes. Vamos estabelecer um debate sobre o uso da blogosfera e das mídias sociais, apresentando referências em diferentes ninhos.

Tá vendo como valeu a pena esperar? Só as melhores oficinas e minicursos para ti, calouro! Mas não precisas ficar afobado, as inscrições para as duas acontecerão com os organizadores da SDC, logo após a Orientação Acadêmica, que acontece nessa quinta-feira, às 08h da manhã no Instituto de Letras e Comunicação.

Te esperamos lá!

rupaul.gif

Anúncios

3 comentários em “Listão das oficinas e minicursos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s