Olha só o que já aconteceu na SdC 2015 (Essa Lindaa!)

Hey calouro! Eu, semana do calouro já cheguei, e comecei com tudo!

E vou te contar tudinho que aconteceu nesses dois primeiros dias! Espia só:

Na segunda, dia 09, pela parte da manhã teve a Aula Inaugural da Facom, com o tema “Liberdade de expressão”. Tendo como convidados os professores Fábio Castro e Marise Morbach, ambos doutores e feras no assunto, a conversa rolou no auditório do ILC, mediada pela também queridíssima professora Célia Amorim. Durante essa aula, foram debatidos temas importantíssimos e super atuais, como o debate político que vem ocorrendo em nosso país e os ataques ao jornal francês Charlie Hebdo. Foi muito importante para que todo mundo discutisse esse que é um tema mega polêmico e  pertinente no curso.

Ainda de manhã, os veteranos levaram os calourinhos para darem uma volta e conhecer um pouco da nossa (linda) universidade. Os recém chegados ao curso puderam conferir como funciona a Ascom, que é a assessoria de imprensa da UFPA, o Jornal Beira do Rio, a Academia Amazônia, a Rádio Web UFPA, dentre outros lugares. Essa voltinha vai servir para os calouros irem logo aprendendo os caminhos de quem faz parte dessa faculdade, e ficarem logo de olho nas (bolsas) oportunidades de estágios que podem aparecer no futuro.

Depois de almoçar bem (só que não) no RU, os calouros voltaram para o ILC onde foram recepcionados pela Rosane Steinbrenner, a nossa querida Nanani, diretora da Facom.

Durante a conversa, os novos alunos puderam conferir uma prévia de como funciona a vida acadêmica dentro da nossa universidade, além de fazer a matrícula e o credenciamento. Nesse momento os calourinhos tiveram que optar em quais minicursos e oficinas eles vão participar durante esses dias em que estarei tomando conta da Facom. Mas como calouros, eles não podiam deixar de ganhar presentinhos, né gente? Por isso os veteranos distribuíram bolsas, livros e blusas pra todo mundo, e por falar nisso, essa identidade visual que fizeram pra mim ficou um arraso!

Mas vocês pensam que acabou? Claro que não! O momento mais divertido do dia ficou para o final: o MDI!

Pra quem não sabe o MDI é a parte mais descontraída da minha programação, é o momento de integração do povo. Funcionou assim: os calouros foram divididos através de sorteio, em quatro grupos. Conversa vai conversa vem, os integrantes dos grupos tiveram tempo de se apresentar e se conhecer um pouco mais. Depois disso, um calouro era chamado e tentava acertar o nome e a habilitação de cada integrante da equipe. Quem acertasse, ganhava pontos. Depois dessa primeira brincadeira, chegou a parte em que os calouros tiveram que perder a vergonha e soltar as feras que tinham guardadas dentro de si: era a hora da disputa de Just Dance. Cada grupo escolhia um representante para cada rodada, e quem ganhava acumulava pontos para sua equipe. Teve calouro rebolando, outros até se jogavam no chão, e tinham até os mais tímidos, mas que também acabaram se soltando ao final das contas.

1501820617115338

Já no segundo dia, teve a mesa de debate “Ditadura às margens do Rio Guamá: 35 anos sem César Leite”, com a participação da Edilza fontes, que é presidente da Comissão “César Leite” de Memória e Verdade, e o professor Paes Loureiro, que vivenciou todo esse período de repressão e foi uma das vítimas do período da Ditadura na UFPA. A mediadora dessa mesa foi a professora Rosaly Brito, que durante a ditadura era estudante do curso de Comunicação social e viveu esse período de perto.

Pela parte da tarde os calouros tiveram seu primeiro dia oficina, onde puderam começar a colocar em prática alguns temas da comunicação, como o Spot, Design, Arte Urbana, Organização de eventos e entende um pouco mais de tecnologia com a oficina de Realidade Aumentada.

Nossos calouros também participaram das rodas de diálogos, onde puderam compartilhar ideias e informações no bloco F, e tiveram a liberdade de escolher entre “Fazer TV na Amazônia: as fronteiras entre o privado, público e estatal”, roda conduzida por Adelaide Oliveira, “A UFPA em constante modificação: o poder do estudante na Universidade” com Kleyton Silva, e também teve a roda “A Espetacularização da notícia” com a participação do professor Otacílio Amaral.

E para fechar o dia, os calourinhos tiveram o segundo MDI! Dessa vez eles tiveram que suar a camisa fazendo mímicas e brincando de Imagem e Ação. Cada grupo participava de um sorteio, onde um tema era escolhido: Objetos, Novela, Filme e Personagens. A equipe que mais acertasse a mimíca que o companheiro de equipe estivesse fazendo, ganhava pontos.

E depois de suar eles tiveram que se sujar com segundo jogo, que era o Torta na Cara! Dois membros de duas equipes eram chamados a frente, para responder perguntas sobre conhecimentos gerais. Quem apertasse o botão primeiro (que por falta de orçamento era a mão do Victor) e acertasse a pergunta dava torta de chantilin na cara do oponente. E se errasse, quem levava a tortada era ele mesmo.

E aí calouro, gostou dos meus dois primeiros dias? Calma que amanhã tem muito mais coisa legal, fica de olho que tem mais mesa, oficina, MDI e finalmente vai rolar o primeiro dia de minicurso! Se liga nos horários, e não perde nadinha da minha programação! Aproveita que eu sou única e feita especialmente pra você.

torta3

Anúncios

Um comentário em “Olha só o que já aconteceu na SdC 2015 (Essa Lindaa!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s