Descrições das Oficinas, Minicursos e Rodas de Diálogos da Semana do Calouro 2015!

OFICINAS

A partir de terça-feira, 10/03, quarta-feira 11/03 e quinta-feira 12/03 das 14h às 16h.

1- Arte Urbana: Estilos, Técnicas e Aplicações – Herôn Victor (Formado em Publicidade pela UFPA), local: Sala 1 da Facom

O objetivo dessa oficina é ensinar técnicas de produção e aplicação de Stencil e Sticker. E também apresentar aos participantes de forma rápida e prática a arte urbana como forma alternativa de se produzir estampas para comunicar a mensagem desejada e que atinja o público e interaja com o espaço.

Produto Final: Camisetas e Stickers personalizadas.

2- Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual – Andreza Jackson (Formada em Publicidade e Propaganda pela UFPA), local: Lab 1 da Facom

Objetiva-se mostrar os diversos caminhos criativos do design gráfico nas duas habilitações, por meio de noções básicas de algumas técnicas e recursos de planejamento visual e direção de arte. Pretende-se apresentar, de forma simples e didática, formas mais harmônicas e compreensíveis da comunicação visual.

Produto Final: Exposição no corredor da Facom das peças criadas pelos participantes.

3- Realidade Aumentada (RA) – Galera do LabLivre, local: Lab 2 da Facom

Realidade aumentada é definida como a sobreposição de objetos virtuais ou informações geradas por computador em um ambiente real por meio de algum dispositivo tecnológico. O objetivo da oficina é mostrar o que é a realidade aumentada e como ela pode ser utilizada como ferramenta de integração, logo, de comunicação.

Produto Final: Conteúdos baseados na tecnologia.

 4- Spot – imaginando através de palavras e sons – Luiz Carlos (Publicidade e Propaganda 2012) e João Loureiro (Publicidade e Propaganda 2012), local: Lab 3 da Facom

Apresentar e demonstrar aos participantes de que forma os spots para rádio são montados e qual a função deles no mercado atual é o objetivo dessa oficina, além de criar a concepção da ideia para o spot até vê-lo finalizado, com a finalidade de estimular a criatividade dos alunos no curso.

 Produto Final: Produção de spots e jingles de até 30 segundos.

5- Organização de Eventos (Muvuca na Cumbuca) – Bianca d’Aquino (Publicidade e Propaganda 2012) e Elisa Fonseca (Publicidade e Propaganda 2012), local: sala 3 da Facom

A organização de eventos é uma parte importante do fazer comunicacional, contudo, é pouco explorada dentro da academia. Todavia, organizar eventos é um desafio que os discentes terão de confrontar dentro do mercado paraense e até mesmo em sua graduação. Por isso, a organização da Muvuca na Cumbuca – Semana de Comunicação da UFPa, pretende explorar tal temática, para demonstrar alguns dos processos necessários para realização de um evento.

Produto Final:  Criação, pelos alunos, de uma proposta de evento para integrar a programação da Muvuca na Cumbuca 2015 – Semana de Comunicação da UFPa.

MINICURSOS

Quarta-feira 11/03 e quinta-feira 12/03 das 10h às 12h.

1- Como se tornar o Don Drapper: o Bê-a-bá da Criação Publicitária – Andrezza Borges (Publicidade e Propaganda 2012) e Ana Carolina Barreiros (Publicidade e Propaganda 2012), local: Lab 1 da Facom

Nesse minicurso, as ministrantes vão demonstrar como acontece o trabalho de criação publicitária e como são exercidas as diferentes funções dentro de uma agência, a fim de iniciar o estudo que os alunos terão sobre o tema durante o curso.

2- Introdução ao jornalismo literário: história e características – Guilherme Guerreiro Neto (Professor de Jornalismo da Facom), local: sala do PPGcom

Como a literatura pode enriquecer o texto jornalístico? É uma pergunta que o professor Guilherme vai responder, além de fazer entender a relação entre jornalismo e literatura em seus formatos e gêneros, assim como em suas técnicas de apuração e técnicas narrativas.

3- Jornalismo Cultural: criatividade e realidade  Debb Cabral (Assessora de Imprensa do Diário Contemporâneo de Fotografia), local: Lab 2 da Facom

Nesse minicurso vamos analisar e criticar o que tem sido feito em diversos veículos, além de discutir a importância da editoria cultural e o poder que ela tem de influenciar o público. Também vamos estimular uma nova sensibilidade no aluno, colocando-o em contato com conceitos e dificuldades que o jornalismo cultural enfrenta atualmente.

4- O Game como Mídia: potencialidades e usos da linguagem dos jogos para a Comunicação – Bruno de Assis (Mestrando do PPGCOM-UFPA) e Tarcízio Macedo (Jornalismo 2012), local: sala 1 da Facom

Jogar também faz parte de nossas práticas culturais diárias, e a linguagem dos games se faz presente em diferentes aspectos na nossa relação com as mídias. Então, considera-se necessário aos profissionais comunicadores aprender mais sobre essa mídia, sobre sua linguagem e como utilizar seu potencial comunicativo para as práticas jornalísticas e para fins de divulgação e marketing.

5- Possibilidades Criativas para o uso do Facebook – Caio Vieira (Publicidade e Propaganda 2013) e Gregory Lago (Publicidade e Propaganda 2013), local: Lab 3 da Facom

O Caio e o Gregory vão mostrar os conceitos básicos do uso das mídias sociais, tanto em uma visão teórica quanto mercadológica, a linguagem e, principalmente, as possibilidades criativas que este tipo de mídia oferece. O minicurso tem foco no Facebook, porém as demais redes sociais também serão exploradas.

RODAS DE DIÁLOGOS

Terça-feira, 10/03 das 16h às 18h. Local: Bloco F

Fazer TV na Amazônia: fronteiras entre o público, o privado e o estatal. Com Adelaide Oliveira

Que desafios precisam ser enfrentados para produzir programação televisiva de boa qualidade na região? Como a produção televisiva local pode contribuir para afirmar as identidades e singularidades regionais sem estereotipá-las? Qual a contribuição da TV Cultura do Pará nesse sentido? Tomando esses eixos norteadores como ponto de partida, a roda de conversa com a presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará e jornalista Adelaide, se propõe também a esclarecer e debater as diferenças entre a TV privada, pública e estatal e como elas se expressam no contexto regional.

A UFPA em constante modificação: o poder do estudante na Universidade. Com Kleyton Silva

Sempre que estamos em situações incômodas queremos mudá-las, e na universidade isso não se diferencia. Cotidianamente presenciamos a falta de estrutura a que estamos sujeitos, isso nos leva a refletir o real papel e o poder que temos de mudança. Não só para mudar algo que está errado, mas para sair da mesmice e adaptar a universidade às nossas necessidades.

A espetacularização da notícia. Com Otacílio Amaral

No Brasil, a quantidade de programas que exploram a violência é absurda, e em conjunto, vemos jornalistas que mais parecem juízes, transformando a notícia sangrenta em um verdadeiro espetáculo. Essa roda de diálogo busca levantar questionamentos relacionados ao papel do profissional de comunicação na sociedade. A ética jornalística, entre outros temas, vai ser debatida pelos participantes.

Sexta-feira, 13/03 – das 10h às 12h. Local: Bloco F

Ciberativismo: a rede se mobilizando. Com Diogo Miranda

Somos cotidianamente surpreendidos por alguém que abraça uma causa nas redes sociais, seja compartilhando uma campanha ou pelo uso de hashtags. O ativismo social é mais acessível com o uso da internet e mais fácil de ser apoiado. O objetivo é trazer para diálogo o quanto os participantes se sentem parte desse ativismo, além de jogar na roda as polêmicas sobre esse assunto.

Publicidade e conscientização social. Com Breno Mendes

Do acordar ao dormir, diversas propagandas circulam por nossas mentes. A publicidade, muitas vezes, nos passa a ideia de que ela existe apenas para estimular um consumismo desenfreado. Todavia, pode ser utilizada para o bem social, e queremos mostrá-la sendo usada como ferramenta em causas sociais.

Mídia e Direitos Humanos. Com Élida Cristo

Sabemos o quanto os direitos humanos são violados e esquecidos pelas autoridades, cidadãos e também pela mídia. Diante disso, a roda busca promover o debate e trazer a reflexão dos calouros para a importância que a mídia tem na promoção desses direitos, sendo ela um veículo de grande abrangência.

Anúncios

Um comentário em “Descrições das Oficinas, Minicursos e Rodas de Diálogos da Semana do Calouro 2015!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s