Cinema e debate na Semana da Consciência Negra do CACO

O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. A data serve de homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores e mais famosos ambientes de refúgio e resistência ao escravismo negro brasileiro. Dia tão especial para a reflexão da população brasileira não poderia ficar de fora da programação do Centro Acadêmico de Comunicação Social, o CACO.

Por isso, durante esta semana debateremos o tema em dois momentos: o primeiro nesta terça-feira, 18, às 18h, no qual exibiremos o filme “Raça Humana” para, após, discutirmos as cotas raciais, no Auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA); o segundo na quinta-feira, 20, às 19h, na Mesa de debate sobre representação negra na mídia brasileira, na sala 1 da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFPA.

Cinema – “Raça Humana” é um documentário produzido pela TV Câmara que aborda a polêmica das cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB). No filme de 40 minutos de duração, alunos cotistas e não-cotistas, professores, movimentos organizados, partidos políticos e representantes da instituição falam abertamente sobre o « tabu » das cotas raciais, seja defendendo ou condenando o sistema.  Ao mesmo tempo, o documentário mostra ações externas à universidade que permeiam ou influenciam a discussão, como a votação do Estatuto da Igualdade Racial, em tramitação no Congresso – também cercada de muita polêmica, protestos e impasses.

O negro na mídia – A mesa de debate no Dia da Consciência Negra será composta pelo jornalista André França e pela publicitária Thiane Neves. Ele é formado pela Universidade da Amazônia e atualmente é jornalista da TV Record Belém. Ela é formada pela Universidade Federal do Pará e escreve para o Blogueiras Negras.

O evento tem o intuito de falar sobre como a população negra é representada na mídia brasileira, tanto nos meios jornalísticos (tratamento dado a população negra/número de jornalistas negros (as)), de entretenimento (novelas, séries e programas de variedades), e campanhas publicitárias (presença e papel dos negros (as) nas propagandas).

A data – O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Fontes: Brasil Escola e Palmares

Serviço:

Semana da Consciência Negra do CACO

Cinema e debate sobre cotas raciais com o documentário “Raça Humana”: 18/11/2014, às 18h, no Auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC)

Mesa de debate sobre a representação negra na mídia brasileira: 20/11/2014, às 19h, na sala 1 da Faculdade de Comunicação (FACOM)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s