Calouros têm a chance de ganhar bolsa de pesquisa

Um dos caminhos a se seguir na Comunicação Social é o meio científico, no qual se produz o conhecimento que ajuda a entender nossa complexa área. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em conjunto ao  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Governo Federal, oferece a oportunidade de calouros ingressarem nesse meio: é o programa Jovens Talentos Para a Ciência (JTC).

O Jovens Talentos para a Ciência é destinado a estudantes de graduação do primeiro ano de todas as áreas do conhecimento de todas as universidades e Institutos Federais de educação do Brasil. Seu objetivo é inserir precocemente os estudantes no meio científico, preparando-os para os outros programas científicos da CAPES: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Ciência sem Fronteiras (CsF).

O programa iniciou em 2012 e, nesta terceira edição, podem participar alunos que entraram no ensino superior federal no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014. A inscrição é gratuita e feita através do site da Capes até às 23h59 do dia 06 de julho de 2014, podendo validar até o dia 7 de julho. Acesse o Edital e observe calendário.

O JTC cede uma bolsa de cerca de R$400 mensais com duração de 12 meses, com início em janeiro de 2015. No total, serão concedidas até 11 mil bolsas de Iniciação Científica. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova seletiva.

A prova será de conhecimentos gerais, abordando conteúdos de ciências exatas, biológicas e humanas (como no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM). Será feita em 14 de setembro, às 13h, e o resultado sai a partir de dezembro de 2014.

E o que o aluno ganha com isso?

Além da bolsa, o estudante integrado no Jovens Talentos para a Ciência é inserido em um grupo de pesquisa, no qual poderá aprender a reconhecer o funcionamento da pesquisa, a metodologia e a linguagem científica necessária, além de ter o contato com os eventos e revistas que colaboram com esse meio e, principalmente, obter um grande amadurecimento teórico, o que facilita o entendimento das disciplinas da própria faculdade.

Inscreva-se!

Desde a primeira edição do programa, em 2012, o Jovens Talentos para a Ciência já contemplou 15.667 estudantes ao redor do Brasil, sendo 2 da Faculdade de Comunicação da UFPA: uma estudante de 2012 e outra de 2013. Vamos aumentar esse número? Inscreva-se, estude e boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s