Parabéns aos trabalhos apresentados no Intercom Norte 2014

O Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPA – CACO – parabeniza os 72 trabalhos de alunos e professores da Faculdade de Comunicação – FACOM – apresentados no Intercom Norte 2014. Essa participação acadêmica foi a maneira de representar a faculdade no Congresso Regional, que não valorizou de forma suficiente a FACOM em sua programação.

O CACO apóia e incentiva a produção e participação dos discentes e docentes em congressos, revistas e anais, como os organizados pela Intercom, por exemplo, apesar da falha da organização do Congresso Regional deste ano. Esperamos também que a discussão sobre a representação da faculdade se expanda e, ao mesmo tempo, as inscrições de trabalhos aumentem nas próximas edições.

Parabenizamos ainda os nove trabalhos vencedores do Expocom Norte 2014 (em negrito) que representarão a UFPA em Foz do Iguaçu, no Congresso Nacional de Comunicação, o Intercom Nacional, entre os dias 1º e 5 de setembro de 2014.

Segue lista completa dos trabalhos apresentados e seus respectivos líderes/autores no Intercom Norte 2014:

Expocom

Revista QG – Arthur Medeiros de Oliveira

Circulando: uma experiência de redescoberta e orientação do rádio para jovens – Fábia Maria Sepêda Brabo

Só te digo vai – Thaís Christina Coelho Siqueira

Trabalho infantil na Amazônia – Mayra Leal do Nascimento

Blog Os Apocalípticos: a experiência da formação de uma agência jr. de jornalismo – Alice Martins Morais

Olha a feira! – Luiz Gustavo Dias Ferreira

Esquizofrenia: uma análise sobre simulacros e simulações – Geovany Dias Silva

Vinheta de Olha a Feira – Lorena Saraiva da Silva

Made in Brazil: a hibridização musical no rádio – Dienes Maciel Ferreira

Trapiche urbano: as crianças da região amazônica – Jessé Andrade Santa Brígida

Diálogos ambientais – a radionovela – George Luiz Miranda da Silva

Ana e a TV – O indivíduo da indústria cultural – Gregory Ferreira Lago

O bagageiro – Gustavo Antonio Aguiar

Redesign de marca, Palácio Bolonha: a representação de uma memória – Leonidas Dias da Silva

O lado negro do cisne – Jobson  Murilo Barbosa Marinho

Morena açaí – Maxleno Brito da Costa Junior

Revista Planeta Vermelho – Renan Luz Barreto

Dailha – PDV Copa do Mundo 2014 em supermercados – Luiz Carlos Cordeiro dos Santos Júnior

Campanha publicitária Tapiocas Grão Pará – Maycon Sulyvan Brito Pantoja

Jingle Soul Temakeria – Bruna Nascimento Freitas

Spot ISITEC – Ingrid Amanda Ribeiro Bittencourt

Cartaz da Muvuca na Cumbuca 2013 – Weverton Raiol Gomes de Souza

 

Intercom Jr e Divisões Temáticas

As narrativas da violência nos programas jornalísticos paraense: um estudo de caso do Balanço Geral – Alexandre Cunha, Marcus Passos e Danuta Leão

O discurso jornalístico sobre as mudanças climáticas na revista Carta Capital – Luciana Miranda Costa, Camila Pinheiro Cordeiro de Miranda e Layze Machado da Silva

A publicação de uma foto falsa no Diário do Pará: discursos, verdades e relações de poder – Avelina Oliveira de Castro

A informação na interface entre publicidade e jornalismo: análise dos cadernos mercadológicos dos jornais paraenses O Liberal e Diário do Pará – Monique Feio Igreja

Narrativas de violência: a morte na periferia e acontecimento na mídia impressa paraense – Sérgio do Espírito Santo Ferreira Júnior, Alana da Silva de Menezes e Alda Cristina Silva Costa

Jornalismo de trincheiras: a imprensa paraense na cobertura da Primeira Guerra Mundial – Jessé Andrade Santa Brígida, Lorena Saraiva da Silva, Thaís Christina Coelho Siqueira e Netília Silva dos Anjos Seixas

O Jornalismo fora de foco: reflexões das narrativas do Jornal Diário Do Pará – Israel Martins Araujo, Vitória Mendes Alves e Alda Cristina Costa

Na superfície da neutralidade: uma análise das representações sociais dos repórteres do Diário do Pará e de O Liberal sobre o conceito de neutralidade jornalística – Bianca Leão e Netília Silva dos Anjos Seixas

O corpo da mulher e seu lugar midiático no Amazônia Jornal – Nathan Nguangu Kabuenge e Alda Cristina Costa

Jornal impresso e internet: um desafio pela sobrevivência – Franciane Pacheco Santos

Breves questionamentos dos princípios do Código de Defesa do Consumidor à publicidade e propaganda de produtos alimentícios – Kelline Feitosa de Araújo e Kellice Feitosa de Araújo

Campanha “Leia para uma criança”: diversas formas de emocionar – Ana Laura Quaresma da Costa e Danuta de Cássia Leite Leão

Vai aí a Kombi: análise do processo criativo da campanha de (des)lançamento – Miller Kaio Ferreira Farias e Danuta de Cássia Leite Leão

Mais que mil palavras: a importância do visual na comunicação entre marca e consumidor – Andreza Jackson de Vasconcelos e Scarleth Yone O´hara

Escravos do botão curtir: análise do Instagram a partir da obra Simulacros e Simulações de Jean Baudrillard – Ana Carolina Barreiros, Ana Lidia Vieira, Andrezza Borges e Manoela Moraes

Um olhar preliminar sobre a Amazônia: comunicação e audiovisual em Belém do Pará – Raissa Lennon Sousa e Luciana Miranda Costa

Ontem, hoje e sempre Coca-Cola: emoção pra valer – Luiz LZ Cezar Silva dos Santos

Documentário Belém-Brasília – rodovia da Unidade Nacional e um episódio do Globo Rural: a produção de redes de memórias sobre a Amazônia – Rodrigo Wallace Cordeiro dos Santos  e Ivânia dos Santos Neves

Confusões conceituais: reflexões a respeito da comunicação pública – O caso da rádio Cultura FM do Pará – Rosana Medeiros e Alda Cristina Costa

O consumo infantil: da TV aos mundos virtuais – Danuta de Cássia Leite Leão

Sites educativos: elemento de construção na identidade infantil – Kassya Dy Karly Lima Alves e Danuta de Cássia Leite Leão

Cibercultura de bolso ou convergência cultura? Revisão de perspectivas acerca do (web)jornalismo de Belém-PA – Diogo Silva Miranda de Miranda

Moda e internet: estudos preliminares sobre o uso de mídias sociais para falar de moda na web – Marília Jardim de Figueiredo e Pedro Henrique Loureiro de Bragança

“Diva Depressão” e a recepção do Grotesco no Facebook – Lays Teixeira, Camila Lima, Dienes Ferreira, Larissa Andrade e Danuta de Cássia Leite Leão

90 minutos em 140 caracteres: acompanhando jogos de futebol pelo Twitter – Carlos Fernando dos Santos Pinheiro e Danuta de Cássia Leite Leão

Análise da página “M0nt4g3ns b3l3m” no Facebook – Rogerio Andreson de Almeida Silvae Danuta de Cássia Leite Leão

Rádio e religião: um estudo da recepção da mensagem religiosa transmitida no programa “Culto doméstico” em Belém – Alesson Luis Rodrigues Lameira e Danuta de Cássia Leite Leão

Black Friday: um estudo reflexivo sobre a midiatização e processos culturais em um evento do consumo – Fábia Maria Sepêda Brabo, Beatriz dos Santos Pastana, Michel Brendo Viana Mesquita, Sérgio do Espírito Santo Ferreira Júnior e Élida Fabiani Morais de Cristo

Apropriação midiática: o público do UFC em Belém – Antonio Edson Alcântara Bastos, Juliana Monteiro Maués, Vitória Mendes Alves e Danuta de Cássia Leão

Pretty Little Liars – da televisão para as mídias digitais: um estudo sobre fãs – Gregory Ferreira Lago, Rayssa Angélica Bessa Mazzini e Danuta de Cássia Leão

A percepção de adolescentes sobre Meio Ambiente, nos Bits de uma webradio – Luis Fernando Pinheiro Machado

Dilma Bolada e a hiper-realidade: o efeito do real a partir do falso – Geovany Dias Silva, Gregory Ferreira Lago e Élida Fabiani Morais de Cristo

Uma proposta de estudo sobre a Amazônia a partir das narrativas produzidas no site da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo – Pedro Loureiro de Bragança

Um panorama acerca da implementação do marketing on-line em Belém – Caio Vieira dos Santos e Danuta de Cássia Leite Leão

Novela.com: websites de telenovelas e a relação entre realidade e ficção – Luiz Gustavo Dias Ferreira e Danuta de Cássia Leite Leão

Fama ardilosa: a obsessão pela reputação em extras como retrato da sociedade contemporânea – Paula Mariana Pantoja Oliveira, Arthur Medeiros e Élida Fabiani Morais de Cristo

Literatura, Comunicação e Artes Visuais: a “Última Ceia” de Leonardo da Vinci e seu legado – Taiane Lima, Nathan Nguangu Kabuengue, João Micuanski, William Costa da Silva e Lívia Lopes Barbosa

A “tele-visão” do mercado religioso: uma análise da estratégia televisiva da Igreja Universal do Reino de Deus – Rodrigo Cabral da Silva e Raymundo Heraldo Maués

Os 50 anos da ditadura militar na Amazônia: guerrilhas, lutas e resistência alternativa na floresta – Célia Regina Trindade Chagas Amorim, Lanna Paula Ramos da Silva, Milene Costa Souza e Natália Cristina Rodrigues Pereira

Os caminhos e desafios de empreender no mercado de comunicação da Amazônia: a experiência da Agência “divulga” – Abílio Dantas Cavalcante Neto, João Batista Chaves da Cunha, Moisés Taate Alves Sarraf e Raynéia Silva Machado

Estação direitos nas ondas do rádio: estratégias comunicativas para a promoção da cidadania de crianças e adolescentes – Lorena Cruz Esteves e Luciana Miranda da Costa

O movimento feminista como mídia radical através do movimento marcha mundial das mulheres – Camila Lima, Larissa Andrade, Lays Teixeira e Luciana Miranda da Costa

Movimentos sociais da Amazônia nas redes sociais: as estratégias de comunicação do Movimento Xingu Vivo para Sempre – Tatiana Nazaré Amaral FERREIRA (FEAPA) e Rodrigo Quites REIS (UFPA).

Análise cartográfica da Região de Integração do Rio Capim e o município de Ourém sobre a perspectiva da música do Festival da Canção Ouremense – Gustavo Aguiar, Laís Nunes, Lays Teixeira e Alda Cristina Costa

Contribuições de Jane Austen para o desenvolvimento da mulher moderna e o reverso do discurso contra hegemônico em Stephanie Meyer – Eduarda Eline Coelho da Silva, Luciana Vasconcelos, Milene Costa de Sousa, Natália Cristina Rodrigues Pereira e Danuta de Cássia Leite Leão

Experiência estética, comunicação e jornalismo: possibilidades do acontecer – Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio e Carolina Maria Mártyres Venturini

A capoeira como Simulacro Simulado – Lívia Renata da Silva Brito, Nathan Nguangu Kabuengue, William Costa da Silva e Élida Fabiani Morais de Cristo

Signo videogame: a comunicação semiótica no jogo Heavy Rain – Nilson Santarém NUNES e Lívia Lopes Barbosa

Hitler e Nazismo: sobre Arte, Estética, Comunicação e Ideologia – Fernanda Danielly Libdy Miranda, Juliana de Kássia Oliveira Angelim e Landara Serrão Mendes

Identificar o indivíduo pós-moderno no filme Clube da Luta – Maycon Sulyvan Brito e Danuta de Cássia Leite Leão

No picadeiro, a inclusão social: a Escola Circo como prática de democracia cultural na Amazônia – Phillippe Sendas de Paula Fernandes (Universidade do Porto/UFPA) e João Teixeira Lopes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s