Apoio ao Manifesto pela Valorização da Faculdade de Comunicação da UFPA

O Centro Acadêmico de Comunicação Social declara apoio ao manifesto do Conselho da Faculdade de Comunicação da UFPA pela valorização da graduação de comunicação, por considerar que a relevância do âmbito da graduação precisa ser levada em conta na realização de qualquer evento acadêmico, sobretudo os que acontecem em nossa Universidade.

Considerando também que os graduandos de Publicidade e Propaganda não foram contemplados adequadamente pela programação do Intercom Norte 2014, visto a quantidade reduzida de atividade voltada à área, mesmo com a temática do evento sendo relacionada aos 100 anos da Publicidade.

O Caco reitera que é preciso ampliar o diálogo entre os estudantes de graduação e da pós, e em razão disso uma reunião aberta envolvendo a representação discente do curso de comunicação e do PPGCOM foi marcada para o próximo dia 14, as 18:30, no Caco. Todos os estudantes estão convidados a participar.

Segue abaixo o manifesto: 

 

MANIFESTO PELA VALORIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

O Intercom Norte e a (des)consideração da Faculdade de Comunicação da UFPA

Por reconhecer o papel dos conflitos nos processos de mudança em direção à recomposição dos pactos coletivos e ao amadurecimento comum, o Conselho da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vem a público denunciar o alijamento da faculdade no processo de organização do Intercom Norte 2014, evento regional mais importante no campo da Comunicação e que acontece este ano na UFPA, em grande parte, em seus espaços acadêmicos. Em nenhum momento a direção da faculdade ou os professores que integram apenas a graduação foram convidados pela organização do evento a participar das comissões organizadoras e das discussões que definem a programação ou selecionam a produção científica do congresso. Também nenhum dos professores de Publicidade e Propaganda da Facom foi consultado ou convidado a debater sobre a programação de um evento que aponta para o tema dos 100 anos das Relações Publicas e da Publicidade e Propaganda, em que pese o fato de haver entre os professores da Facom um pesquisador sobre a história da publicidade na Amazônia. Por fim, faltando pouco mais de um mês para o congresso (12 de março) aconteceu a primeira reunião com a faculdade e apenas há duas semanas (14 de abril) a organização do Intercom Norte, concentrada na coordenação do Programa de Pós-Graduação (PPGCOM), enviou convite aos professores da graduação para coordenar grupos de apresentação de trabalhos. Tais fatos revelam a perversidade de uma lógica que hipervaloriza alguns setores e interdita e exclui outros, tornando o Ensino da graduação subalterno no processo de formação acadêmica, quando sempre foi e continua a ser a própria razão de existir da universidade.

Belém, 30 de abril de 2014.
Conselho da Faculdade de Comunicação da UFPA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s