Dois eventos de Comunicação que estudante nenhum pode perder

Aposto que já tem calouro a-g-o-n-i-a-d-o pra saber tudo o que vai rolar durante este lindo ano de ~2014~ pelos corredores da UFPA.

Pra saciar um pouquinho a tua sede de conhecimento, apresentamos três eventos de Comunicação que vão ocorrer aqui mesmo, na floresta Universidade Federal do Pará, teu futuro lar pelos próximos quatro anos. Portanto, respeitável público, com vocês:

1. Muvuca na Cumbuca

Diz a lenda que a Semana de Comunicação da UFPA foi concebida em 2005. A gestação difícil durou três anos. A Muvuca nasceu em 2008 (É MENINA!, gritaram todos) e, exausta, hibernou por dois anos. Só que, em 2011, uma turminha da pesada passou a sentir necessidade de discutir as mudanças que moviam os mundos à sua volta, pondo em discussão os rumos que a Comunicação estava tomando. Foi assim que, com muitos beijos de amor verdadeiro, a Muvuca despertou de seu sono encantado. E todos vivemos felizes para sempre.

Até hoje ela é (des)organizada por alunos da própria Faculdade de Comunicação (FACOM). Ano passado, essa galerinha realizou a quarta edição, com o tema “Comunicando Tendências”. A proposta é, como o nome sugere, misturar tudo! Mas calma. Isso não significa avacalhar o mundo da Comunicação. Com uma programação que abrange desde os princípios do mercado até a academia (o infinito e além), o evento pretende integrar diferentes temas e estudantes de diversas instituições em uma belíssima gororoba comunicacional. Entendeu?!

A gente conversou um pouquinho com o Tony Lameira, um dos (des)organizadores de 2014 e ele explicou umas coisas bem legais sobre a proposta da Muvuca, olha só:

“Nossa missão é quebrar a rotina de sala de aula, dando a oportunidade de debater temas que gostamos e que muitas vezes não temos na grade curricular das faculdades daqui de Belém: novas mídias, tendências, produção de conteúdo, os novos papeis na comunicação, da academia ao mercado e do mainstream ao hipster. Promovendo a troca de experiências e estimulando o desenvolvimento de ideias, com descontração e bom humor.”

Tá bom, já deves estar pensando: “chega de conversa, quero essa tal Muvuca Maravilha a-g-o-r-a!”. Peeeera, calourinho! A Muvuca na Cumbuca 2014 só ocorre em setembro, mas até lá podes participar de três maneiras. Anota aí: até o final desse mês, a Semana de Comunicação aceita novos membros, independente de semestre ou habilitação, que queiram fazer parte da famosa (des)organização. Basta cursar Comunicação Social na UFPA e estar disposto a dar o seu melhor para o evento funcionar. Pra quem quer apenas ter um leve teaser de como os ingredientes se misturam nessa Cumbuca, dá pra ser monitor. A Muvuca vai abrir vagas pra toda a galera de comunicação, um mês antes do evento. Mas se tu não queres tanta intimidade com essa moça por enquanto, podes participar da programação em setembro.

E o Tony ainda adianta que esse ano podemos esperar “muitas surpresas legais, um novo formato pensado com todo o carinho no público e na participação dele para juntos fazermos dessa a maior edição da Muvuca na Cumbuca.”

Depois disso tudo, fala sério, calouro! É claro que tu não vais perder um evento que agrega:

Muvuquinhas (pré-eventos com um gostinho do que te aguarda durante o evento principal), Mesas, Oficinas e Palestras, atividades culturais, intercâmbio de informações com profissionais, pesquisadores e estudantes, além de muito amor e calor humano. Já pode muvucar, gente?!

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação é só um pouco mais velhinha que vocês, calouros. Esta respeitável senhora paulista surgiu em dezembro de 1977. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, cujos principais objetivos são: possibilitar a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais, estimular a produção científica entre os diversos níveis de graduação em Comunicação e compartilhar pesquisas e informações.

De acordo com os organizadores, “esse intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de uma forma de capacitar professores, estudantes e profissionais”. E sabia que a Intercom também reconhece os estudantes-pesquisadores que se destacam nos eventos com prêmios? Olha aí, calouro. O próximo Intercom é a tua oportunidade de reconhecimento pelas noites em claro à base de muita cafeína por aquele trabalho de fim de semestre.

E tem mais. A Intercom frequentemente promove encontros, simpósios, seminários, cursos e debates, além de um Congresso Nacional, que este ano ocorre de 2 a 5 de setembro em Foz do Iguaçu, no Paraná. É um evento muito importante para o campo da Comunicação, reunindo pesquisadores e estudantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

Porééém… antes do Nacional, rolam cinco Congressos Regionais, que abordam o tema escolhido no ano. E adivinha quem vai sediar o XIII Intercom Norte? Sim, pequeno gafanhoto! De 1 a 3 de maio, a melhor Universidade do mundo, da galáxia, do universo (leia-se UFPA) vai ser palco principal do maior evento de Comunicação da nossa região. Eba, ninguém tem que comprar passagem!

Mas essa não é a primeira vez que a UFPA sedia o Intercom Norte. Em 2007, o evento reuniu na cerca de 1500 participantes na Cidade das Mangueiras. Segundo a organização, esse foi “o maior público já registrado até hoje na história dos Congressos Regionais da Intercom no Norte do Brasil.” Legal, né?

O tema de 2014 é “COMUNICAÇÃO: GUERRA E PAZ – Convencer e conviver – 100 anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas”podes participar de qualquer edição como ouvinte, apresentando trabalhos acadêmicos em DT’s, no Intercom Jr ou no  Expocom. As inscrições iniciam dia 26 de fevereiro, bem no meio da tua SdC, e até 24 de março só pagas R$ 36,00.

Agora fica ligado e dá o play, porque a Miyuki e a Helaine, que fazem parte da organização do XIII Intercom Norte têm algumas coisas pra te explicar! Ah, aproveita e dá uma curtida lá na FanPage do evento.

Já tá ansioso pra começar a participar de todos eles? Calma, fica sentadinho aí que antes de tudo isso tem a tua Semana do calouro, que tá cada vez mais perto.

Ufa! Cansei. Mas tu não podes cansar ainda não, calourinho!

Vai rolar muuuuita coisa até o fim de 2014.

Quem sabe, o melhor ano da tua vida.

A gente te aguarda daqui a uma semana. Até logo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s