A Semana do Calouro vai começar em 3, 2, 1…

A galera do Ministério da Educação tentou – mesmo que com recursos de quinta – cancelar temporariamente as 30 vagas para o curso de Comunicação Social na habilitação de Jornalismo, mas a justiça sempre vence. E, neste ano, teremos os nossos 50 (cinquenta) calourinhos que entrarão pelo vestibular, 30 de jornalismo e 20 de publicidade e propaganda \õ/\õ/\õ/\õ/\õ/\õ/\õ/. Sim, meus queridos, teremos uma Semana do Calouro recheada de mesas, oficinas, minicursos, e (por que não?) de descobertas, trotes, e muita, mas muita conversa sobre comunicação. A equipe organizadora já vem ocupando o CACO com reuniões desde o finado 2013, e aqui estamos, firme e forte, pra deixar os calouros bem informados sobre ser comunicólogo, e pra ganhar carga horária. Porém, precisamos da ajuda de todos os alunos veteranos pra encher a programação com espaços de discussões e de troca de informações. Só mais um gif comemorativo, PFVR!

Mas pra fazer um evento lindo, lindo mesmo, a faculdade inteira precisa  participar. É por isso que no dia 21 de janeiro, também conhecido como terça-feira que vem, serão abertos os editais para a inscrição de projetos de MinicursosOficinas e Rodas de Diálogos. Também teremos vaga para a inscrição de trabalhos na Mostra Acadêmica do curso, que é espaço em que a gente apresenta os trabalhos feitos durante os laboratórios e outras disciplinas.

page-oficinas-mini
Um pouco do que rolou nos minicursos, oficinas e rodas de diálogos da Semana do Calouro 2013.

Os editais vão ser publicados aqui no blog do CACO, e tu podes inscrever projetos de diversos temas: seja sobre uma oficina que participaste no Intercom ou em outros eventos, seja sobre um aspecto interessante que viste no teu laboratório passado, pode ser também algum tema que tu achas que todo comunicólogo tem que discutir, e que não temos tempo ou espaço durante o curso para isso.

Mas lembra que não rola falar de planejamento de campanha ou querer fazer um telejornal de 30 minutos. Os espaços são curtos e esse conteúdo vai ser visto por eles durante os laboratórios. E temos que pensar, também, que os calouros ainda estarão verdes verdes, e sonhando com um salário alto e o emprego perfeito; a gente não quer acabar com os planos deles, assim, na primeira semana, né? Dá uma olhada nos espaços.

A regra é clara

Oficinas Para inscrever uma oficina, o veterano terá que apresentar uma proposta de ensinar os calouros, num período de, em média, 6 horas, a produzir algo relacionado a comunicação, pode ser um flyer, jonal, camisa, spot, vídeo… enfim, no final da oficina, a equipe deverá apresentar um produto pronto. Esse é um espaço que costuma animar bem os recém chegados, então capriche. 😉

Minicursos Se você é mais do tipo que gosta de apresentar trabalhos, que nos artigos é aquele que faz os slides, sempre com os melhores tópicos, e no ensino médio adorava sistematizar o conteúdo em cartolinas ~com babados de papel crepom~, então esse é o espaço perfeito pra você. Nos minicursos, um tema, uma atividade ou um conteúdo sobre comunicação será apresentado de forma instrutiva para os calouros, em um período de, em média, 4 horas. “Como fazer tal coisa”, “5 passos para melhorar tal coisa”, aqui a troca de experiências e informações são as linhas-guia e os manuais de redação dessa atividade.

Rodas de Diálogos A gente sabe que comunicação está inserida na grande área de Ciências Sociais Aplicadas, mas isso não quer dizer que somos máquinas e que só produzimos. Tanto publicitários quanto jornalistas têm que estar atentos e com boas informações sobre temas atuais, e no nosso caso, amazônidas, que acontecem aqui por perto e influenciam em quem nós somos e o que fazemos. Pois não é que a Semana do Calouro tem um espaço exatamente pra isso? São as rodas de diálogos, e o veterano que adora discutir esses temas relacionados à comunicação pode muito bem inscrever um tema aqui, e comandar essas discussão com os novos estudantes.

Mostra Acadêmica Eu sei que tu, como veterano, deves ter aquele trabalho bem legal, que já até ganhou prêmio no Intercom, e não rola deixar ele no passado. Então inscreve ele aqui na Mostra Acadêmica, pros calouros já sacarem o que pode ser feito durante as matérias de comunicação, sejam elas de laboratório ou das teóricas.

E o que tu ganhas com isso?

Mano, além da experiência de compartilhar esses conhecimentos com os calouros, que tal um pouquinho de… CARGA HORÁRIA!!

Isso mesmo, vai te preparando que as inscrições abrem no dia 21 de janeiro. Até lá.

Comissão Organizadora da Semana do Calouro 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s