NOTA DE APOIO À LUTA DOS JORNALISTAS DE BELÉM

O centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPA – CACO se solidariza e torna público o pleno apoio à luta dos jornalistas de Belém, que reivindicam o reajuste do piso salarial e o acordo coletivo para a categoria, além de melhorias nas condições de trabalho.

O que se vê hoje nas principais empresas jornalísticas do estado é um total descaso com o profissional, que segue com uma carga horária desumana que, em muitos casos, ultrapassa as oito horas diárias, e quase sem nenhuma condição estrutural para realização das atividades. Já há relatos de empresas que nem água oferecem nas suas redações, a não ser a da torneira. Os carros usados para cobrir reportagens já não passam por manutenção há tempos e não há equipamentos de segurança para repórteres que cobrem pautas policiais, por exemplo. Tudo isso pra ganhar uma média salarial que não ultrapassa mil reais.

Por isso são mais do que justas as manifestações realizadas por estes jornalistas. Não há alternativa a não ser a greve. Greve sim! Até que as reivindicações desses trabalhadores sejam atendidas. Até que consigam condições dignas de trabalho e possam exercer, de forma honrada, essa profissão de fundamental importância para a sociedade, que é o jornalismo. E isso só é possível através da mobilização.

Diante disso o CACO, além de declarar seu apoio à luta da categoria, convoca o movimento estudantil a fortalecer as atividades, com a certeza de que só a mobilização popular é que pode trazer as mudanças e garantia de direitos agora exigidos.

Anúncios

Um comentário em “NOTA DE APOIO À LUTA DOS JORNALISTAS DE BELÉM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s