Paralisação? Não! Mobilização. Relato de experiência com a professora Rosaly Brito

Em reunião extraordinária do Conselho da Faculdade de Comunicação, no dia 17 de julho, os professores decidiram apoiar e aderir à paralisação dos alunos. Reforçando que essa luta envolve estudantes e professores, pela garantia de qualidade na educação. Nesse sentido, no dia 23 de julho, chamamos para uma conversa com a gente a Professora Rosaly Brito, que em sua graduação e ao longo de seus 27 anos de magistério acumulou  importantes experiências.

Rosaly Brito, fez parte da primeira gestão do CACO, e é considerada uma referência para estudantes e professores da FACOM. Participante de várias lutas, ela esteve presente em muitos momentos importantes dentro do curso de Comunicação. Durante o espaço falou aos estudantes sobre a importância da mobilização e da organização política para alcançar as melhorias pretendidas. “Nunca em quase três décadas de magistério eu vi resultar algum benefício para os professores sem greve”, exemplificou.

Esse espaço se configurou como uma importante troca de experiências e para levantar as discussões sobre qualidade de formação. Momento de reflexão sobre a forma que a universidade gerencia seus cursos de graduação. Instigando-nos para a necessidade de mudança.

Segundo a professora, uma greve não se deflagra por qualquer coisa. A insatisfação chegou ao seu limite suportável. Sendo assim, o movimento que paralisou as aulas no curso de comunicação teve motivações maiores que os problemas com os laboratórios que interromperam suas atividades.  Rosaly comparou a questão dos laboratórios aos 20 centavos exigidos nas manifestações que ocorreram no Brasil. Porém, afirmou que é preciso politizar o debate e radicalizar as ações. Palavras, que de acordo com a professora, são usadas de forma errônea e por vezes mal interpretadas. Sendo assim, a lição dada é  de que precisamos desmistificar os discursos, radicalizar e politizar.

Paralisação? Não! Mobilização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s