CARTA DOS PROFESSORES DA FACOM DA UFPA EM APOIO À GREVE DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO

 

Nós, professores da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal do Pará, apoiamos o movimento de paralisação dos alunos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, deflagrado em assembleia da categoria na última terça-feira, dia 17 de julho. Consideramos legítimas e partilhamos de suas reivindicações, as quais têm como essência a luta por melhor qualidade de ensino na Faculdade de Comunicação da UFPA, a mais antiga e única, até hoje, Instituição de Ensino Superior (IES) pública a formar profissionais na área de Comunicação no estado do Pará.

Entendemos que a qualidade de ensino no nosso curso pressupõe, para além de professores qualificados e comprometidos, laboratórios atualizados e com técnicos e logística permanentes a fim de garantir o uso e funcionamento da estrutura laboratorial não apenas para projetos de ensino, como também de pesquisa e extensão; espaços de estudo e convivência adequados e seguros; condições estruturais, enfim, que sejam facilitadoras e propiciadoras da construção de uma aprendizagem que permita o discernimento crítico, a compreensão do papel social do comunicador e o exercício, nos conteúdos laboratoriais, de práticas profissionais sob a perspectiva da experimentação e de provocação do espírito criativo. Tudo isso levando em conta sempre a dimensão ética como norteadora tanto da atividade do jornalista como do publicitário.

De nossa parte, como professores, consideramos importante salientar que entendemos as precariedades e limitações existentes na FACOM não como resultado ou responsabilidade de uma gestão específica ou temporalmente determinada, seja ela no nível da faculdade ou do Instituto que nos abriga (ILC) ou mesmo da Reitoria. Temos convicção, no entanto, de que todas essas instâncias, na atual gestão, têm responsabilidade em responder às demandas por melhorias e mudanças, assim como as categorias envolvidas – alunos e professores – têm o direito e o dever de cobrar que elas ocorram e participar ativamente de sua promoção.

ESTA CARTA É RESULTADO DE UMA DECISÃO TIRADA EM REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ DO DIA 17 DE JULHO DE 2013.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s