Carta do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACO-UFPA) à ENECOS e ao CONECOM

O Centro Acadêmico de Comunicação Social vem por meio deste saudar a todos estudantes presentes no 34° ENECOM.

Estamos paralisados desde o dia 17 de julho porque a falta de estrutura em nossa faculdade se tornou insustentável.

Nossa luta se insere em um contexto de grandes mobilizações em todo o Brasil. A juventude vai às ruas contra aumento da passagem, por passe-livre, por saúde e educação e questionando os governos. Essa necessidade de mudança também se faz presente em nosso curso, uma mudança urgente que não cabe nos planos das reitorias.

Nestes oito dias de encontro, a troca de experiências e as discussões sobre qualidade de formação, e principalmente a lembrança de todos os problemas que vocês enfrentam no dia-a-dia de seus cursos, devem ter levado muito de vocês a constatar essa necessidade de mudança também em suas universidades.

Nossa greve evidencia também, na realidade concreta, a maior de todas as falhas das Novas diretrizes curriculares: Fala-se que a formação especifica é abandonada, atribui-se o problema a forma como nosso curso está articulado, mas esquece-se de dizer que, por mais que se mude as diretrizes, essa formação continuará débil se continuarmos a ter laboratórios sem câmeras, computadores quebrados e professores sobrecarregados.

A falta de estrutura em nossos laboratórios reflete a políticia nacional do Governo Dilma de corte de verbas e precarização da Educação. Na UFPA reduziu-se o número de técnicos-administrativos enquanto o número de estudantes aumenta. Ouvimos do próprio Reitor da UFPA e presidente da ANDIFES, Carlos Maneschy, que não existe verba para garantir toda a infraestrutura necessária ao bom funcionamento de nossos cursos, como também ouvimos que em todas as universidades do país faltam técnicos- administrativos.

Ora, um problema nacional exige também uma luta nacional. É uma luta que extrapola as paredes da FACOM e os muros da UFPA. Por isso fazemos um chamado a todos os centros e diretórios acadêmicos de comunicação filiados ou não a ENECOS: multipliquem nossa luta Brasil afora!

É preciso derrotar o discurso burocrata das reitorias e direções de faculdade que nos dizem que não é possível. É preciso derrotar a política de precarização da universidade pública escondida nesse discurso. E só conseguiremos isso unidos e mobilizados.

Encerramos, reafirmando nossa disposição em fazer parte dessa executiva, entendendo que construir a ENECOS significa principalmente construir lutas cotidianamente dentro e fora da Universidade. Fazer com que nossa bandeira esteja sempre presente nas mobilizações de norte a sul do país, evidenciando o compromisso dos estudantes de comunicação com o combate às opressões, a luta por uma educação de qualidade, a democratização da comunicação e a construção de uma sociedade mais justa.

CACO-UFPA

Gestão “Unir: a integração faz a comunicação”

Anúncios

Um comentário em “Carta do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACO-UFPA) à ENECOS e ao CONECOM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s