Paralisação de atividades dos Laboratórios de Telejornalismo e Comunicação Institucional: Nota de posicionamento do CACO

“Sem câmera não tem como filmar, sem material o estudante vai parar” (MACIEL, Brenda, 2013).

Todo(a) acadêmico(a) de Comunicação enfrenta as mesmas dificuldades a cada novo semestre. Seja com falta de professores, seja com falta de laboratórios. Falta de infraestrutura adequada para uma melhor formação do comunicador. Mas esse semestre foi atingido o ápice do descaso com os estudantes desta faculdade, principalmente, com os alunos dos laboratórios de  Telejornalismo e Comunicação Institucional, que paralisaram suas atividades de gravação desde essa sexta-feira, 12 de julho.

A paralisação foi oficialmente protocolada no ILC e comunicada aos demais estudantes pelas professoras Rosane Steinbrenner, Célia Amorim e Brenda Taketa que decidiram parar as atividades de gravações externas por falta de condições necessárias para a produção dos laboratórios. Pois, atualmente, nós contamos apenas com um técnico de edição e um cinegrafista, contratados pelo ILC conforme demanda, que são divididos entre três turmas em um cronograma muito apertado. Mas, ainda estão faltando um auxiliar de cinegrafista, um iluminador e no mínimo um carro para o transporte de todos os materiais técnicos necessários para as atividades externas.

Atualmente o suporte de toda essa infraestrutura é responsabilidade da Academia Amazônia, da Faculdade de Comunicação e do Instituto de Letras e Comunicação, respectivamente. Quando um não pode, o outro deve assumir a responsabilidade e suprir às demandas. Não é responsabilidade do aluno pagar profissionais ‘por fora’  para que suas atividades acadêmicas sejam finalizadas no período correto. Também não é responsabilidade do aluno pagar gasolina, táxi ou mesmo utilizar seu próprio veículo para o transporte dos materiais necessários para gravação. No entanto, a atual realidade dos laboratórios estão contradizendo este discurso.

Não é responsabilidade do aluno e nem do professor manusear o material disposto pelo ILC. É responsabilidade da Academia Amazônia, Facom ou ILC disponibilizar um profissional para manusear e cuidar do patrimônio técnico.

Paramos por questão de segurança, de obsolescência dos equipamentos e da falta de profissionais responsáveis pelo manuseio e cuidado do material do qual dispomos! Precisamos de medidas emergenciais para a continuação das atividades dos laboratórios e medidas que solucionem os problemas que tendem a persistir nos próximos laboratórios.

Relembre

No dia 26 de junho de 2013 foi entregue a sala de produção de audiovisual, montada na antiga sala multiuso, com um kit de equipamentos da FACOM que estavam na Academia Amazônia e mais os equipamentos e materiais cedidos pela Academia (incluindo computadores, a ilha de edição). Esse procedimento foi adotado porque o espaço físico da Academia Amazônia estava sofrendo uma reforma. Conforme foi acordado na última Assembleia Geral da FACOM (07/06/13), esses materiais permanecerão na FACOM, até a criação do estúdio de audiovisual da mesma.

Os técnicos necessários para manuseio dos equipamentos foram contratados pelo ILC, conforme demanda das atividades dos Laboratórios. O ILC se dispôs a contratar um editor e um cinegrafista. No entanto, sabemos que para a gravação e transporte dos equipamentos é necessário um carro a disposição das externas e um auxiliar de cinegrafia para manusear o material, mas isso não está sendo disponibilizado para a equipe dos laboratórios até então. A sala que atualmente está abrigando os materiais de gravação e a ilha de edição também não dispõe de um técnico responsável para zelar pelo espaço e controlar o fluxo de pessoas e equipamentos, conforme seria necessário.

Fique Sabendo

 A Academia Amazônia é uma produtora de audiovisual vinculada à FADESP/UFPA, que existe desde 1991. Em 2008, tornou-se um projeto de extensão, vinculando-se também à FACOM/UFPA. Desde então, algumas produções audiovisuais realizadas nos laboratórios e disciplinas da FACOM são feitas com o apoio técnico da Academia Amazônia (em especial, nos laboratórios de Telejornalismo e Comunicação Institucional, em que se convencionou a parceria). Mais um pouco: http://www.ilc.ufpa.br/extensao/academia_amazonia.php, http://www.ilc.ufpa.br/ e http://www.portal.ufpa.br/interna_academiaamazonia.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s